Medicina Nuclear

O que é medicina nuclear?

Medicina nuclear é uma especialidade médica que se desenvolveu bastante nos últimos anos, graças aos equipamentos de última geração denominados gama-câmaras ou câmaras de cintilação. Para tanto, são utilizadas pequenas quantidades de substâncias radioativas, conhecidas por traçadores, que são administrados ao paciente. Esses traçadores são atraídos pelos órgãos doentes e, como produzem emissões, são facilmente detectáveis pelo aparelho de gama-câmara que fornece um mapeamento dos órgãos acometidos pela doença.

Como é realizado um exame de medicina nuclear?

Os exames de medicina nuclear, de um modo geral, seguem 3 etapas: administração do traçador, obtenção das imagens através da gama-câmara e análise das imagens pelo médico especialista. Exceto os exames de cintilografia do miocárdio que requerem metodologia especial. Vide mais a frente. Os traçadores são geralmente administrados endovenosamente ou ingeridos por via oral (Radioiodo). Após a injeção do traçador, o paciente deve aguardar certo tempo, independentemente do tipo de exame, antes de ser posicionado no aparelho para a fase de obtenção de imagens. No aparelho, o paciente deve permanecer imóvel por alguns minutos, tempo esse necessário para a obtenção das imagens. Quando o exame estiver completo, o paciente é dispensado pelo médico que fará a leitura das imagens.

Quais são os efeitos colaterais desse tipo de exame?

Efeitos colaterais ou reações aos radiofármacos são extremamente raros. Os exames de medicina nuclear se caracterizam por serem inócuos e não trazerem riscos ao paciente.

Fechar Menu
× Como posso ajudar?

Estacionamento Próprio

Dispomos de estacionamento próprio para melhor atender nossos pacientes,  junto ao estacionamento do Cetac. Situado na rua Padre Ildefonso 105  Batel – Curitiba / Paraná